Colab
Cachorro centralizado vestindo roupa cirúrgica e olhando para frente.
Roupa cirúrgica para animais.

Serviço de castração gratuito e com preço social é oferecido em Belo Horizonte

Castração protege os cães e gatos de doenças futuras e reduz o número de abandono e maus-tratos

A cirurgia de castração é um procedimento, em sua maioria, rápido, simples e seguro. A intervenção cirúrgica, tanto em cães, quanto em gatos, consiste em remover os testículos dos machos e os ovários e útero das fêmeas. Contudo, ainda que seja um processo rápido, muitos tutores demonstram receio em realizá-lo.

Segundo a médica veterinária Alice Fernandes, formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), um dos principais motivos para o medo é de que a cirurgia seja dolorosa ou traumática para o animal, que haja complicações durante ou após o procedimento, ou que a intervenção possa mudar a personalidade do animal: “Alguns tutores temem que os animais se tornem mais preguiçosos, menos carinhosos ou menos protetores, o que é um mito, já que a castração geralmente não tem um efeito negativo na personalidade do animal”.

Há uma crescente movimentação para incentivar os tutores a manter seus pets dentro de casa ou em espaços seguros, como quintais cercados. Um dos principais motivos é evitar a procriação descontrolada, uma vez que animais soltos na rua possam se reproduzir e contribuir para o aumento da população de animais de rua, de animais abandonados ou maltratados e a superpopulação de animais em abrigos ou instituições de resgate.

A intervenção cirúrgica é um procedimento simples e seguro. A castração, tanto em cães como em gatos, é uma intervenção cirúrgica que consiste na remoção dos testículos dos machos e dos ovários e útero das fêmeas. Com o animal anestesiado, o cirurgião faz uma pequena incisão na pele para acessar e remover os órgãos reprodutivos. Este procedimento dura de 30 a 60 minutos, dependendo do tamanho e da idade do animal.

Para Alice Fernandes, é essencial que os tutores entendam os benefícios da castração e como isso ajuda a melhorar a qualidade de vida dos seus animais de estimação. Além disso, a intervenção cirúrgica ajuda a controlar a população de animais de rua e diminuir o número de animais abandonados ou maltratados. A veterinária também cita a importância de compartilhamento de experiências positivas e dos benefícios da castração para aumentar a confiança dos tutores em relação à decisão de castrar seu animal.

Gato centralizado na imagem usando o colar elizabetano transparente olhando para o lado esquerdo.
Gato usando o colar elizabetano. | Reprodução.

Após a cirurgia, é recomendado que os tutores mantenham o animal em um ambiente limpo, calmo e tranquilo para permitir que se recuperem. Além de seguir as instruções do veterinário sobre a medicação, alimentação e cuidados com a incisão para garantir uma boa recuperação livre de complicações. Os animais precisam usar um colar elizabetano ou roupa cirúrgica para evitar que passem a língua ou mordam a incisão. A medicação é prescrita para aliviar a dor e prevenir infecções.

Em geral, a recuperação completa pode levar algumas semanas, dependendo do animal e da gravidade da cirurgia. Durante esse tempo, os tutores devem evitar que os animais se envolvam em atividades muito intensas, como a corrida.

Castração social em Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte oferece, gratuitamente, o serviço para a população. De acordo com dados da Diretoria de Zoonoses de Belo Horizonte, foram feitas, ao longo de 2022, mais de 27 mil cirurgias, sendo 6029 encaminhadas por tutores e 816 animais de rua.

A capital mineira disponibiliza o serviço para cães e gatos através de agendamento online ou via telefone. De acordo com o Portal de Serviços disponível pela Prefeitura de Belo Horizonte, podem ser agendadas até 10 castrações de animais por CPF. Sendo, no máximo, 3 marcações semanais por tutor.

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro (CECG-B)

Endereço: Avenida Antônio Praça Piedade, 68 – Bonsucesso.
Horário de funcionamento: 07:00h às 16:00.
Telefone: (31) 3246-2044

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste (CECG-L)

Endereço: Rua Antônio Olinto, 969 – Esplanada.
Horário de funcionamento: 07:00h às 16:00h.
Telefone: (31) 3277-9052

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste (CECG-NO)

Endereço: Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 – Caiçara.
Horário de funcionamento: 07:00h às 16:00h.
Telefone: (31) 3277-8448

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Endereço: Rua Edna Quintel, 173 – São Bernardo.
Horário de funcionamento: 08:00h às 17:00h.
Telefone: (31) 3277-7411/ 3277-7413

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste (CECG-O)

Endereço: Rua Alexandre Siqueira, 375 – Salgado Filho.
Horário de funcionamento: 07:00h às 16:00h.
Telefone: (31) 3277-7576

Além da cirurgia oferecida de forma gratuita pela PBH, existem também hospitais universitários e ONGs que realizam o procedimento com valor social. Seguem abaixo:

Hospital Veterinário UniBH

Endereço: Av Professor Mário Werneck, 1685 – Buritis
Horário de funcionamento: 07:40h às 17:00h.
Telefone: (31) 3319-9558 ou (31) 3319-9564

Hospital Veterinário UFMG

Endereço: Av Presidente Carlos Luz, 5162 – Pampulha
Horário de funcionamento: 08:00h às 18:00h
Telefone: (31) 3409-2000

Bichos Gerais

Endereço: Rua do Patriarca, 867 – Ipiranga e Rua Pitangui, 3556 – Horto
Telefone: (31) 98979-6784

Cão Viver

Endereço: Rua 1º de Maio, 165 – Vila Boa Vista. Contagem/MG
Contato: https://www.instagram.com/caoviverbh/

Bel Rigueira

1 comentário

  • Amei a matéria mas quanto ao serviço da prefeitura de belo horizonte deve ser revisto, no site dizem que as marcações devem ser feitas na ultima semana do mês, ja tentei inicio, meio, final de mes e sempre aparece serviço esgotado o castramovel é outra ilusao, criam serviços mas nao efetuam nunca esta disponivsl, fui no posto de saude de onde moro convetsei com as pesspas da zoonoses ma vontade e falta de informação, meus gatos foram recolhidos da rua, procriaram a unica ajuda que tenho buscado é para castra los.Quando vejo que muitos abandonam mesmo achando errado nao denuncio mais, deixo a Deus dará porque os agentes incapazes da zoonoze sequer sabem dar uma informação, o site da prefeitura é horrivel , telefones de ongs nunca funcionam.So para deixar claro moro no bairro jaqueline em Bh.E sim quando houver a falsa campanha do governo das entidades que dizem ajudar por a.or aos animais na tv ou nas redes sociais, vou rebater enviar e mail ate mesmo ir na pprta das emissoras e mostrar a verdade.