Ícone do site Colab

Serviço de castração gratuito e com preço social é oferecido em Belo Horizonte

Cachorro centralizado vestindo roupa cirúrgica e olhando para frente.

Roupa cirúrgica para animais.

A cirurgia de castração é um procedimento, em sua maioria, rápido, simples e seguro. A intervenção cirúrgica, tanto em cães, quanto em gatos, consiste em remover os testículos dos machos e os ovários e útero das fêmeas. Contudo, ainda que seja um processo rápido, muitos tutores demonstram receio em realizá-lo.

Segundo a médica veterinária Alice Fernandes, formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), um dos principais motivos para o medo é de que a cirurgia seja dolorosa ou traumática para o animal, que haja complicações durante ou após o procedimento, ou que a intervenção possa mudar a personalidade do animal: “Alguns tutores temem que os animais se tornem mais preguiçosos, menos carinhosos ou menos protetores, o que é um mito, já que a castração geralmente não tem um efeito negativo na personalidade do animal”.

Há uma crescente movimentação para incentivar os tutores a manter seus pets dentro de casa ou em espaços seguros, como quintais cercados. Um dos principais motivos é evitar a procriação descontrolada, uma vez que animais soltos na rua possam se reproduzir e contribuir para o aumento da população de animais de rua, de animais abandonados ou maltratados e a superpopulação de animais em abrigos ou instituições de resgate.

A intervenção cirúrgica é um procedimento simples e seguro. A castração, tanto em cães como em gatos, é uma intervenção cirúrgica que consiste na remoção dos testículos dos machos e dos ovários e útero das fêmeas. Com o animal anestesiado, o cirurgião faz uma pequena incisão na pele para acessar e remover os órgãos reprodutivos. Este procedimento dura de 30 a 60 minutos, dependendo do tamanho e da idade do animal.

Para Alice Fernandes, é essencial que os tutores entendam os benefícios da castração e como isso ajuda a melhorar a qualidade de vida dos seus animais de estimação. Além disso, a intervenção cirúrgica ajuda a controlar a população de animais de rua e diminuir o número de animais abandonados ou maltratados. A veterinária também cita a importância de compartilhamento de experiências positivas e dos benefícios da castração para aumentar a confiança dos tutores em relação à decisão de castrar seu animal.

Gato usando o colar elizabetano. | Reprodução.

Após a cirurgia, é recomendado que os tutores mantenham o animal em um ambiente limpo, calmo e tranquilo para permitir que se recuperem. Além de seguir as instruções do veterinário sobre a medicação, alimentação e cuidados com a incisão para garantir uma boa recuperação livre de complicações. Os animais precisam usar um colar elizabetano ou roupa cirúrgica para evitar que passem a língua ou mordam a incisão. A medicação é prescrita para aliviar a dor e prevenir infecções.

Em geral, a recuperação completa pode levar algumas semanas, dependendo do animal e da gravidade da cirurgia. Durante esse tempo, os tutores devem evitar que os animais se envolvam em atividades muito intensas, como a corrida.

Castração social em Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte oferece, gratuitamente, o serviço para a população. De acordo com dados da Diretoria de Zoonoses de Belo Horizonte, foram feitas, ao longo de 2022, mais de 27 mil cirurgias, sendo 6029 encaminhadas por tutores e 816 animais de rua.

A capital mineira disponibiliza o serviço para cães e gatos através de agendamento online ou via telefone. De acordo com o Portal de Serviços disponível pela Prefeitura de Belo Horizonte, podem ser agendadas até 10 castrações de animais por CPF. Sendo, no máximo, 3 marcações semanais por tutor.

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro (CECG-B)

Endereço: Avenida Antônio Praça Piedade, 68 – Bonsucesso.
Horário de funcionamento: 07:00h às 16:00.
Telefone: (31) 3246-2044

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste (CECG-L)

Endereço: Rua Antônio Olinto, 969 – Esplanada.
Horário de funcionamento: 07:00h às 16:00h.
Telefone: (31) 3277-9052

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste (CECG-NO)

Endereço: Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 – Caiçara.
Horário de funcionamento: 07:00h às 16:00h.
Telefone: (31) 3277-8448

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Endereço: Rua Edna Quintel, 173 – São Bernardo.
Horário de funcionamento: 08:00h às 17:00h.
Telefone: (31) 3277-7411/ 3277-7413

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste (CECG-O)

Endereço: Rua Alexandre Siqueira, 375 – Salgado Filho.
Horário de funcionamento: 07:00h às 16:00h.
Telefone: (31) 3277-7576

Além da cirurgia oferecida de forma gratuita pela PBH, existem também hospitais universitários e ONGs que realizam o procedimento com valor social. Seguem abaixo:

Hospital Veterinário UniBH

Endereço: Av Professor Mário Werneck, 1685 – Buritis
Horário de funcionamento: 07:40h às 17:00h.
Telefone: (31) 3319-9558 ou (31) 3319-9564

Hospital Veterinário UFMG

Endereço: Av Presidente Carlos Luz, 5162 – Pampulha
Horário de funcionamento: 08:00h às 18:00h
Telefone: (31) 3409-2000

Bichos Gerais

Endereço: Rua do Patriarca, 867 – Ipiranga e Rua Pitangui, 3556 – Horto
Telefone: (31) 98979-6784

Cão Viver

Endereço: Rua 1º de Maio, 165 – Vila Boa Vista. Contagem/MG
Contato: https://www.instagram.com/caoviverbh/

Sair da versão mobile