Depois de três anos sem comemorações de carnaval no Brasil, as expectativas para as festas deste ano estão nas alturas. A estimativa, de acordo com a Empresa Municipal de Turismo de BH, é que 5 milhões de pessoas curtam cerca de 300 bloquinhos na folia na capital mineira. Pensando nisso, o Colab elencou rotas da folia, com seis blocos no fim de semana – três em cada dia – que consideramos imperdíveis!
Sábado
A. Então, Brilha!
Um dos mais tradicionais da capital mineira e nas cores rosa e dourado, o Então, Brilha! é o primeiro bloco a desfilar no tão esperado carnaval de BH.
Ao levantar a bandeira da diversidade e da alegria, a agremiação sai às 5h da madrugada da Rua Curitiba, na altura do número 190, no Centro da cidade.
B. Quando Come Se Lambuza
Criado em homenagem ao mestre de bateria Melado, o QCSL desfila com mais de 180 percussionistas e instrumentos de escola de samba. Neste ano, o bloco fará outra homenagem – desta vez, à “rainha da sofrência”, Marília Mendonça, que terá músicas no repertório. O trajeto está previsto para ser iniciado às 9h na Praça Sete.
C. Bloco Faraó
O bloco que promete a mistura do Brasil com o Egito espera fazer história. Com cerca de 380 ritmistas e muita folia, o grupo planeja animar BH com bateria, naipe de vozes e alas de dança a partir das 16h, saindo do Parque Municipal.
Domingo
A. Beiço do Wando
O bloco Beiço do Wando espera juntar mais de 350 pessoas na bateria que promete muita música brega com um toque de nostalgia. A concentração é às 8h de domingo, na intercessão da Avenida Brasil e Rua Timbiras.
B. Bloco Filhos da PUC
O maior representante da Pontifícia já estava contando os dias para o grande retorno. Com baterias formadas por todos os Diretórios Acadêmicos e Atléticas da universidade, incluindo a AJAC, da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), o Bloco Filhos da PUC desfila às 9h de domingo, saindo da Avenida Olegário Maciel, na altura do número 1801.
C. Samba Queixinho
O bloco Samba Queixinho é um dos que mais representa Belo Horizonte por um simples motivo: ele une cultura e política. Surgido em 2009, o desfile sempre teve um viés político, principalmente quando questionaram o governo de Aécio Neves, em 2011, com a bateria em frente ao Palácio do Governo, em forma de protesto. Neste ano, o bloco pretende sair da Praça da Assembleia, às 14h.
Atenção aos bloqueios de rua!
Não é novidade que os governos municipais fazem bloqueios nas ruas e avenidas para reservas de espaços para os desfiles na época do Carnaval. Em Belo Horizonte não vai ser diferente. É importante lembrar que, quando há áreas reservadas para os blocos, as frotas de ônibus têm suas rotas alteradas.
Confira o mapa:
O Colab deseja um Carnaval alegre e consciente!
Se beber, não dirija! Se dirigir, não beba!
Use e abuse do transporte público – é tranquilo e mais em conta.
Também sugerimos usar aplicativos de localização e transporte como o Moovit, pra que a folia não se perca por aí.
Adicionar comentário