“Mayhem”, palavra que dá nome ao novo álbum da cantora Lady Gaga, pode ser traduzida como “caos”, termo que já indica o sentimento dos fãs e da crítica em relação ao trabalho que prometia resgatar a sonoridade e estética dark pop do início de sua carreira, mas, infelizmente, decepcionou. No geral, Mayhem não é nem tão hyper, nem tão dark. A quebra de expectativa deixou um gosto amargo na boca de quem esperava uma retomada radical da Mother Monster (como é chamada por seus fãs).
Diferentemente de seus dois primeiros álbuns (The Fame e The Fame Monster), no trabalho atual Gaga apenas flerta com esse tipo de sonoridade – especialmente nos leads singles “Disease” e “Abracadabra”, que são as faixas mais dançantes do disco.

Ainda assim, é importante ressaltar a potência das faixas “Garden of Eden” e “Perfect Celebrity”, que são apostas de uma verdadeira rockstar que ambiciona o topo das paradas musicais e das pistas de dança ao redor do mundo.
Mais adiante no álbum, Vanish Into You também mostra um lado dançante e nostálgico da cantora. A faixa é uma das principais aposta dos fãs para se tornar um hit. Killah tem aspectos que remetem a David Bowie e Prince, letra cativante, e é a melhor e mais original música do álbum. Zombieboy parece ser ainda mais nostálgica que Vanish Into You. LoveDrug poderia facilmente ser descartada, pois parece não conversar com o restante das faixas. Sem exageros, How Bad Do U Want Me parece ser uma faixa bônus do Midnights, de Taylor Swift – que ganhou Álbum do Ano no Grammy de 2023. Don’t Call Tonight e Shadow Of A Man serão ótimas faixas de abertura de pista de dança. Com letras genéricas e de fácil identificação, essa sequência ajuda a rechear o Mayhem com bons momentos e produções interessantes.
A polêmica The Beast foi a que pareceu menos ter agradado os fãs mídias sociais: Com uma melodia singular e diferente do pop genérico que estamos acostumados a ouvir de grandes divas pops da atualidade, é compreensível que algumas pessoas torçam o nariz na hora de ouvir essa música. Blade of Grass é uma faixa que serve para preceder a incrível e premiadíssima balada Die With A Smile – parceria de Gaga e Bruno Mars. A canção, que ganhou o Grammy de Melhor Performance de Pop em Duo ou Grupo, também foi uma das 10 músicas mais ouvidas no Spotify em 2024 . Sem dúvida, o reconhecimento é merecido, mas é indubitável que a canção parece ter sido feita justamente para hitar e emocionar em formaturas, casamentos e festas de debutantes – uma espécie de Viva La Vida do Coldplay.

Críticas de sites especializados indicam boa performance
A Pickfork deu 8/10 para o Mayhem, enquanto o Metacritic deu 79/100. Caio Coletti, do Omelete, atribuiu 4/5 e Carol Prado do G1 avaliou o disco com 7/10. Essas notas traduzem a recepção do público para o novo trabalho da artista que pousa no Brasil em maio para uma apresentação em Copacabana. Se, por um lado, os Little Monsters ficaram decepcionados com a falta de uma sonoridade mais sombria, por outro, os admiradores da cantora estão satisfeitos com mais um trabalho de qualidade da artista.
No dia 3 de maio, Lady Gaga faz apresentação única no Brasil, na praia de Copacabana. O show é gratuito e terá o mesmo formato do show de Madonna do ano passado.
Por aqui, encerro a resenha dizendo que curti menos do que gostaria na primeira audição – mas é difícil cativar-se na primeira vez. Acredito que esse trabalho vai crescer nas minhas escolhas musicais e, em maio, vou cantar palavra por palavra nas areias de Copacabana. Nota 8/10.
Leia também: Por que Taylor Swift é tão popular?
Adicionar comentário