No fim de janeiro de 2021, o mercado financeiro classificou como “loucura” as consequências de uma das maiores mobilizações populares coletivas na bolsa: o caso Game Stop.
Foi assim: um grupo de investidores de varejo causou prejuízo a um dos maiores fundos de investimento de Wall Street, combinando ações de investimento em massa da empresa vendedora de jogos Game Stop, que estava em baixa. Agrupando-se na rede social reddit em uma comunidade de investidores chamada r/wallstreet bets‘, os investidores ocasionais (ou de varejo) causaram uma supervalorização de ações que chegou a crescer até 1800%.
Este caso prova a força que a internet tem para atrair massas para agir em conjunto e apoiar ideias, mas quais as consequências para os investidores e o mercado financeiro?
Game Stop é um empresa varejista de videogames dos EUA. Criada em 1984, é uma das mais tradicionais em venda de mídias físicas do país. Nos últimos anos, esteve em crise financeira por ter muitas lojas físicas e pouco investimento em comércio pela internet.
Entendendo o caso Game Stop
“Os fundos estavam alugando ações, eles vendiam a ação alugada para comprá-la depois e devolver ao locador. Isso se chama operar em “short”, é feito por quem acha que o preço vai cair, pagando menos que vendeu e conseguindo lucro”. Quem explica é o jornalista, colunista de investimentos da Folha e criador do site Monitor do Mercado, Marcos Vasconcelos.
De acordo com o profissional, esse tipo de ato contribui para a desvalorização de uma ação, e é o que estava acontecendo com a Game Stop. Alguns investidores de varejo ficaram incomodados com a influência dos fundos, que têm poder de investimento enorme, sobre o preço dos papéis, e se organizaram para valorizar a empresa.
“Quem opera em short precisa recomprar esse papel, que, nesse caso, estava muito mais alto do que na venda. Isso acaba gerando uma pressão de compra, que aumenta ainda mais o preço da ação. Os fundos tiveram esse tipo de problema”, detalha Vasconcelos.
Efeito Robin Hood
A quantidade de pessoas que entraram nesse processo foi crucial para seu impacto. Mas colaborou também o fato de a mobilização ter sido feita em uma rede social focada em comunidades, o Reddit, em meio investidores que não têm medo de arriscar.
O discurso inicial foi de tentar prejudicar os fundos, já que os membros da comunidade se sentiam reféns das decisões destes. Nesta síndrome de Robin Hood, ao tentar derrubar os ricos, a comunidade mobilizou muitos dos mais de 3 milhões de membros a investir – atualmente, já passaram dos 9 milhões.
Com o início da valorização do papel, o caso virou notícia, o que atraiu ainda mais pessoas a investir. Muitas delas, sem nunca ter estudado mercado financeiro, entraram na onda de compra de ações pela “causa”. Nas mensagens postadas na comunidade, os usuários se sentem parte de algo maior.
Outro fator que motivou essa ação foi a ligação emocional com a empresa. A Game Stop é muito tradicional na venda de games nos EUA e é associada ao primeiro lugar em que um jovem compra seus jogos no país. Valoriza-la era uma tentativa de defender algo importante na memória dos membros da comunidade.
Além disso, o que ajudou muito a elevar a popularidade do caso foram os memes, a ironia de uma mobilização de jovens e adultos na internet causando prejuízo em empresas gigantescas. O toque de humor na situação uniu ainda mais pessoas interessadas na Game Stop.
As consequências do caso
“Quem entrou para fazer dinheiro já vendeu a ação, que logo entrou em queda. Quem entrou para participar, está em prejuízo”, analisa Marcos Vasconcelos. Inicialmente valendo centavos, o papel da Game Stop chegou a mais de US$300 e agora está valendo por volta de US$100 – o que, segundo o especialista, é uma bolha que, em algum momento, será estourada.
Após a intensa mobilização, o caso Game Stop parece ter saído dos holofotes, mas a tendência é que gere consequências no mercado: “O que eu vejo é que vai ter mudança na regulação em relação à pessoa física”, acredita Vasconcelos. Ele ainda explica que o mercado regulamenta os grandes fundos para que não façam movimentações artificiais – tanto que a queda da Game Stop estava fundamentada no fato de ser uma loja física em uma era em que videogames são digitais.
“Quem comprou ação investiu na alta pela alta. Talvez, sejam colocadas travas nos ‘shorts’ para reduzir perdas. Um problema do ‘short’ é que não há limite para a perda, pode-se perder muito mais do que investiu, e foi isso que aconteceu”, conclui o jornalista.
Adicionar comentário