APAC de Nova Lima: um modelo a ser seguido

A APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Nova Lima é um modelo para o sistema prisional no país. Com um baixo índice de reincidência criminal, muito menor que a média nacional do sistema carcerário comum, a APAC de Nova Lima cumpre sua missão de recuperar o preso e reintegrá-lo à sociedade, através de uma metodologia que inclui educação, trabalho, espiritualidade e disciplina. O vídeo foi gravado com smartphones e é parte de um projeto de extensão que envolve alunos e professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da PUC Minas São Gabriel.

Revista Ponto 8 da disciplina Edição em Televisão

A revista eletrônica Ponto 8 apresenta três reportagens e um documentário (curta) sobre artistas de Belo Horizonte. É uma produção da turma do 8º período do curso de Jornalismo da PUC Minas São Gabriel. A revista foi produzida para a disciplina Edição em Televisão, no primeiro semestre de 2016, sob a orientação da professora Terezinha Silva.

Ficha Técnica
Produção e edição: Ana Clara Sales Scavassa; Bruna Sales; Camilla Cabral; Cíntia Militina; Clara Senra; Diego Cota; Dione Alves; Jeniffer Passos Borges; João Martins; Josiane Gonçalves; Jouberth Martins; Leandro Hermenegildo; Lucas Jacovini; Maíza Fernandes da Silva; Raphael Parreira; Renato Machado; Simone Martins; Tábata Poline; Talita dos Santos; Thales Antenor; Tiago Leão; Wellington dos Santos.
Edição de imagens: Anna Luiza Wan der Maas; David Brisco; Jackson Freitas; Jouberth Martins; Lucas Jacovini; Raphael Parreira; Yasmin Kaiser.
Vinheta: Jouberth Martins e Lucas Jacovini.
Finalização: Jouberth Martins e Terezinha Silva.
Cenário: Ana Clara Sales Scavassa; Cíntia Militina; Diego Cota; João Martins; Josiane Gonçalves; Raphael Parreira; Renato Machado; Tábata Poline; Tiago Leão; Wellington dos Santos.
Câmera: Anna Luiza Wan der Maas; Jackson Freitas; Laysa Cristina; Monike Fernandes; Yasmin Kaiser.
Assistentes de Estúdio: Anna Luiza Wan der Maas; Jackson Freitas.
Orientação: Prof. Terezinha Silva.

II Manifesto – Comunicação e Artes apresenta: O radiojornalismo esportivo – novos desafios, com Domingos Sávio Baião, Chico Maia e Getúlio Neuremberg

Por Ranier Alves

A velocidade com que as novas tecnologias transformam o mundo e modificam os meios de comunicação é de fato espantosa. O advento da TV e da internet impõem severas dificuldades aos formatos tradicionais de comunicação como o jornal impresso e rádio. Por trabalharem em uma mídia que não conta com o recurso da imagem, os profissionais do rádio criaram técnicas e desenvolveram uma linguagem própria para transmitir suas mensagens, prender a atenção e entreter os ouvintes.

Por décadas dominando a audiência o radiojornalismo esportivo enfrenta hoje desafios tecnológicos e outros ligados à sua narrativa e interlocução com o público, que precisam e devem ser discutidos e analisados pelos novos jornalistas. Com essa ideia em mente a segunda edição do Manifesto Comunicação e Artes apresentou no dia 16 de maio, na PUC Minas unidade São Gabriel a palestra “O radiojornalismo esportivo: novos desafios”, ministrada pelo comentarista e analista esportivo da Rádio Itatiaia Domingos Baião.

O Jornalista falou dos desafios e das adversidades enfrentadas pelo radiojornalismo na atualidade, sobre o que tem sido feito para combater a perda de audiência, manter e possibilitar a sobrevivência desta modalidade comunicacional. Através da exposição de ideias e alises de fatos, Baião convida os estudantes a refletir sobre os possíveis caminhos que podem ser trilhados para assegurar a existência do radiojornalismo esportivo.

II Manifesto – Comunicação e Artes apresenta: A ciência que voa fora da asa – pesquisa e processo criativo, com Renata Alencar

Por Ranier Alves

A comunicação nunca esteve, não deve e nem pode se distanciar das artes e das tecnologias, sua interação com esses dois campos de saberes é fundamental para mantela viva, criativa e humanizada. A segunda edição do Manifesto Comunicação e Artes apresentou no dia 16 de maio a palestra “A Ciência que Voa Fora da Asa: Pesquisa e Processo Criativo” ministrada por Renata Alencar, coordenadora do curso de pós-graduação “lato sensu” (Processos Criativos em Palavra e Imagem).

Renata falou sobre a problematização das interfaces de pesquisa entre comunicação e artes, por meio da aproximação da prática de investigação científica com os processos de criação, baseando-se em seus estudos que transitam entre Comunicação, Arte e Tecnologia. A Doutoranda em Artes utilizou-se dos fundamentos da semiótica, das teorias da imagem e da crítica de processo para discutir as relações comunicacionais através de um método que ela chama de “educação criativa”.

II Manifesto – Comunicação e Artes apresenta: Jornalismo de moda com Ludmilla Rangel e Fabíola Paiva

Por Ranier Alves

Se é verdade que o corpo fala, na linguagem silenciosa da Comunicação não-verbal, a moda representa a diversidade desta linguagem, a moda fala de politica, de comportamento, de identidade étnica e cultural, além e claro de marcar transformações sociais.

Na década de 1960, André Courréges introduziu as calças compridas para as mulheres como um item de moda. Tinha início à era do Jeans e da pantsuit, e o começo da libertação feminina das pesadas e desajeitadas saias e anáguas.

Atualmente a moda faz frente na defesa de causas como liberdade de gêneros, e para além disso se transformou em uma indústria multimilionária o que reforça seu papel e influência na sociedade contemporânea.

As jornalistas de moda especializadas em comunicação digital e criadoras do site fashionistando.com, Ludmilla Rangel e Fabíola Paiva ministram a palestra Jornalismo de Moda, e falam sobre essa modalidade comunicacional, quem se encontra em destaque no mercado, por ser flexível e de alta adesão as novas tecnologias a modalidade oferece espaço a jovens e promove o empreendedorismo. É o que você confere agora.

II Manifesto – Comunicação e Artes apresenta: Direitos Autorais, com Renato Dolabella Melo

Por Ranier Alves

Nos dias 14, 16 e 17 de maio aconteceu na PUC Minas unidade São Gabriel a 2ª edição do Manifesto – Comunicação e Artes. Diversas atividades como oficinas, palestras e workshops tiveram como finalidade promover a interação entre os alunos de comunicação com o mercado de trabalho, apresentando a eles as transformações e tendências mercadológicas nas áreas de Publicidade, Jornalismo e Produção Multimídia, promovendo assim o enriquecimento da formação acadêmica nos âmbitos técnicos e culturais.

Colocamos nossa criatividade para trabalhar, e com isso desenvolvemos diversos projetos, como documentários, campanhas publicitárias e matérias jornalísticas. De repente, nos processos de edição e publicação de um trabalho, batemos de frente com os famosos direitos autorais, que em muitas das vezes jogam por terra boa parte de nosso trabalho. O doutorando, mestre em propriedade intelectual e direito econômico pela UFMG, Renato Dollabela Melo, diretor jurídico da FUNDAMIG e cofundador do CEMEPI – Centro Mineiro de Estudo em Propriedade Intelectual e Inovação – nos fala dos aspectos jurídicos da legislação brasileira sobre os direitos autorais. Membro da Comissão de Propriedade Intelectual, Concorrência e Regulação Econômica da OAB do Estado de Minas Gerais, Renato esclarece os principais pontos relacionados aos direitos dos criadores e ao uso de produções de terceiros nas criações.

II Manifesto – Comunicação e Artes apresenta: Música e seus Efeitos Áudio Visuais, com André de Barros Ferreira

Por Ranier Alves

Nos dias 14, 16 e 17 de maio aconteceu na PUC Minas unidade São Gabriel a 2ª edição do Manifesto – Comunicação e Artes. Diversas atividades como oficinas, palestras e workshops tiveram como finalidade promover a interação entre os alunos de comunicação com o mercado de trabalho, apresentando a eles as transformações e tendências mercadológicas nas áreas de Publicidade, Jornalismo e Produção Multimídia, promovendo assim o enriquecimento da formação acadêmica nos âmbitos técnicos e culturais.

Já parou pra pensar na natureza física e psicológica do som? E sobre sua ligação com os efeitos áudio visuais? O biomédico licenciado em Imaginologia e Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, André de Barros Ferreira, premiado pela Associação Mineira de Propaganda, apresenta a importância da música na transmissão de mensagens e o impacto que produzem sobre os seres humanos através da utilização de truques de design auditivos.

II Manifesto – Comunicação e Artes apresenta: Fundamentos do Google AdWords, com Luiz Oliveira

Por Ranier Alves

Nos dias 14, 16 e 17 de maio aconteceu na PUC Minas unidade São Gabriel a 2ª edição do Manifesto – Comunicação e Artes. Diversas atividades como oficinas, palestras e workshops tiveram como finalidade promover a interação entre os alunos de comunicação com o mercado de trabalho, apresentando a eles as transformações e tendências mercadológicas nas áreas de Publicidade, Jornalismo e Produção Multimídia, promovendo assim o enriquecimento da formação acadêmica nos âmbitos técnicos e culturais.

Se ainda não pensamos, há uma grande chance de que no futuro tenhamos a ideia de abrir um negócio pela internet, ou simplesmente quebraremos a cabeça para promover e popularizar uma de nossas páginas nas redes sociais. Por mais simples que pareça, lidar com as ferramentas disponíveis na rede, compreender seus conceitos e funcionalidades não é uma tarefa simples. O professor de Criação Publicitária, Criatividade e Comunicação Digital do Centro Universitário UNA, Luiz Oliveira, que já desenvolveu campanhas para a Coca-Cola, Fundação Unimed e Banco Mercantil, apresenta a ferramenta de gerenciamento e otimização de campanhas online Google Adwords, da empresa multinacional americana de serviços online e software Google. Confira um trecho da palestra.