O torneio LiGay de futebol LGBT, disputado pela primeira vez em Belo Horizonte, teve o Manotauros, de Minas Gerais, como o grande vencedor da categoria feminina. No masculino, os cariocas do Beescats chegaram ao segundo título da categoria.
A 5ª Edição da Champions LiGay contou com a participação de 28 equipes, sendo 3 femininas e 25 masculinas, reunindo mais de 600 atletas vindos de 10 estados brasileiros. O campeonato foi realizado nos dias 15 e 16 de novembro, na Arena Santa Cruz.
Esta edição foi marcada pela estreia da categoria feminina no LiGay e também pela primeira vitória do Manotauros, de BH, que derrotou, na final, o Bharbixas feminino por 4 a 3. Na categoria masculina, o Beescats derrotou o Bárbaros, de São Paulo, nos pênaltis por 4 a 3. A competição ainda contou com uma grande festa para comemorar o sucesso da LiGay, na Quadra Escola de Samba Cidade Jardim.
O time vencedor desta edição do LiGay será o representante do Brasil na disputa pelo prêmio na Copa Mundial de Futebol Gay, que acontece uma vez por ano e segue os mesmos padrões da Copa Mundial de Futebol.
Fundada em 2017, a Ligay tem o objetivo de trazer ao mundo esportivo a diversidade, tolerância e respeito. O formato adotado pelas equipes participantes é diferente do futebol tradicional. Os times contam com seis jogadores de linha e um goleiro.