Mostra audiovisual de jornalistas e comunicadores mineiros

Por: Anna Bracarence Tainara Diulle

Expor materiais produzidos por jornalistas e estudantes de comunicação mineiros. Este é o objetivo da 5ª Mostra Audiovisual dos Jornalistas de Minas, promovida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), em parceria com o Cineclube Carlos Alberto Soares de Freitas (Cine Beto), nos dias 19 e 26 de outubro.

A realização das atividades propostas será no Cine Beto. O espaço leva esse nome em homenagem ao militante mineiro, Carlos Alberto, morto durante a ditadura militar brasileira. Adriano Boaventura, diretor dos Direitos Autorais do SJPMG, que esteve na PUC Minas na última quinta-feira para divulgar o evento, comentou sobre a importância do militante homenageado: “As pessoas que o conheceram, tinham nele um exemplo de esperança. Alguém que dedicou a vida a uma sociedade igualitária”.

A ideia da mostra surgiu após um vídeo produzido pelo fotógrafo Euler Júnior (Estado de Minas). Esse vídeo jogou luz para quantidade cada vez mais expressiva de material audiovisual produzidos por jornalistas. A transformação que as redações vem passando também foi uma das pautas analisadas pelo sindicato para a criação da iniciativa. A mostra nasceu com o objetivo de reunir, organizar, exibir e debater sobre produções de estudantes e jornalistas “Há a oportunidade de olhar para o que você fez e  refletir sobre aquilo. Os jornalistas estão convidados a ir e falar da sua experiência”, diz Adriano.

Nos dois dias de mostra, a programação contará com oficinas, exposição de vídeos e debates. As oficinas serão ministradas ao longo dos dois sábados de evento e terão uma taxa simbólica de R$15  para custear gastos e para emissão de certificados.

Oficinas oferecidas:

• Oficina de Documentário – 19/10 das 9h30 às 11h30, ministrada por Richardson Pontone
  • Oficina de Noções de Edição  – 19/10 das 14h às 16h, ministrada Tiago Haddad
  • Oficina de Crítica de Cinema – 26/10 das 9h30 às 11h30, ministrada por Raquel Gomes e Renato Siqueira
  • Oficina de Fotografia – 26/10 das 14h às 16h, ministrada por Júlia Duarte

A partir das 17h, em ambos os dias, começarão as exibições dos vídeos escolhidos para a mostra. Depois de cada vídeo haverá oportunidade para debater sobre o conteúdo apresentado. As inscrições de vídeos para exibição são gratuitas e ainda estão abertas. Para mais informações, acesse as redes sociais do Cine Beto.