Calouros de Jornalismo têm força de vontade de sobra para transformar profissão

Por: Bárbara Bento, Caio Gomes, Yann Santos

 

Última segunda-feira marcou o primeiro dia de aula dos alunos de jornalismo do segundo semestre na PUC Minas São Gabriel

 

Segunda-feira, 12 de agosto de 2019.  O campus São Gabriel da PUC-Minas começa a ganhar vida. Professores e alunos chegam e com eles as vozes inquietantes, decorrentes de assuntos corriqueiros, que preenchem o ar. Embora para muitos esse não seja, de fato, o primeiro dia de aula, para outros esse é um momento que ficará guardado para sempre na memória. Cheios de sonhos e expectativas, os calouros de jornalismo sobem as escadas em direção a sala 213 onde serão recebidos pelos professores Mário Viggiano e Marialice Emboava junto ao coordenador do curso Getúlio Neuremberg.

Para os que já passaram por essa fase, devem se lembrar dos sentimentos à flor da pele, da sensação de o seu futuro estar começando naquele momento e do medo de começar uma nova jornada até então desconhecida. É fácil ver nos olhos dos alunos a expectativa de daqui, há poucos, anos poder dizer “eu sou jornalista!”. 

Esse é sem dúvidas um dos maiores desejos da estudante Cristiane Gabriela Silva. Embora já tenha uma experiência acadêmica proveniente de outro curso, ela conta que escolheu o jornalismo devido a afinidade que sente com a profissão. Ela relata que, além de se considerar uma pessoa muito comunicativa, gosta muito das áreas de Economia, Ciências Sociais e Filosofia e que esses seriam os motivos que a fizeram optar por cursar jornalismo. “Eu percebi que o jornalismo é uma área que pode me agregar muito e que vai me permitir entender e compartilhar informações sobre diversos assuntos”, relata a estudante.

Já no primeiro período Cristiane demonstra uma consciência atenta acerca do atual cenário jornalístico brasileiro e, por isso, sente um grande interesse em ajudar a renová-lo. “É triste ver a decadência do jornalismo brasileiro. Eu acredito que é preciso formar novos jornalistas para mudar essa situação”, afirma. 

O dia 12 de agosto não trouxe novidades somente para os calouros. O coordenador do curso, Getúlio Neuremberg realizou seu primeiro comitê de boas vindas neste segundo semestre. “É sempre muito satisfatório poder fazer parte disso, e de alguma maneira, introduzir esses alunos à profissão que eles escolheram” contou. 

Ao falar sobre o curso, o coordenador explica que ele oferece uma formação humanística aliada a formação técnica, uma tradição na PUC Minas. Dentro e fora da sala de aula, o curso busca explorar atividades que mesclam o conhecimento teórico e a prática da profissão, sempre visando proporcionar a excelência técnica aos futuros jornalistas. “O curso é planejado para que em quatro anos o aluno adquira uma formação que o prepare para enfrentar os desafios da comunicação, que não são poucos” explica o coordenador. 

O coordenador ainda aconselha os calouros para que eles possam ter uma ótima experiência acadêmica. Entre os conselhos estão: aproveitar ao máximo as oportunidades do ambiente acadêmico, absorver todo o conhecimento que os professores têm para passar e conhecer todas as diferentes formas de expressão jornalística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *