PUC Minas São Gabriel recebe novos alunos de jornalismo

Matéria por: Bruna Leão, Rayra Xavier e Sérgio Pego

Brilho no olho, entusiasmo e alegria. É assim que encontramos os alunos do primeiro período do curso de jornalismo da PUC Minas São Gabriel ontem, 12, no primeiro dia de aula. Para os alunos a expectativa é encontrar no curso o seu lugar de atuação profissional. Gabriela Santana, 19, é também aluna do curso de administração em outra faculdade e tinha muitas dúvidas em relação a que carreira seguir, mas animada afirma “hoje eu percebi que tenho quase certeza de que fiz a escolha certa”.

Gabriela Santana, 22 anos.

Já Maicon Henrique Assunção, 22, conta que antes de escolher cursar jornalismo, tentou serviço social. “Foi uma longa jornada, quando eu comecei eu tinha certeza que queria aquilo, mas aconteceu muitas coisas. Eu perdi minha mãe, acabou que eu me afastei e passei por uma jornada de autodescoberta”, conta. “Eu percebi que o serviço social era muito passivo e eu sou muito ligado a questões ativistas, a forma como o serviço social trabalha não batia muito com isso, então escolhi o jornalismo”, relata.

Os novos alunos irão começar a faculdade com a companhia dos alunos veteranos. Para o professor, Mário Viggiano, esse encontro entre os alunos é um desafio “temos que lidar com duas realidades. Algumas pessoas já experimentaram por um semestre a realidade da faculdade e outros estão começando agora. Mas para os alunos acho que pode ser bem interessante e só tem a complementar”, afirma o professor. Gabriela acha que pode ser uma rede de trocas, já que “os veteranos tem experiência que pode agregar para os calouros e os calouros podem trazer novas ideias, novos diálogos”, diz.

Encontro de boas vindas aos novos alunos do curso de comunicação na PUC Minas São Gabriel.

Como um novo ciclo que começa, o coordenador do curso de jornalismo do São Gabriel, Getúlio Neuremberg, traz novidades: incrementação da rádio online, parceria com instituições e veículos de comunicação, intercâmbio com a rádio inconfidência, principalmente na área de esportes. “Então vai ser o jornal O Marco, tradicional, de 46 anos como veículo impresso e o LabiJ que é um site de inovação na área tecnológica. Inclusive integrado com a rádio online então nós vamos ter texto, áudio, foto e vídeo publicado e produzido pelos alunos nessas várias plataformas”, explica.

Ou seja, o segundo semestre letivo está recheado de novidades, basta todos saberem aproveitar as oportunidades e não perder tempo.