Grade nova traz novidades dentro do curso de jornalismo

Calouros da Puc-Minas/São Gabriel são recepcionados com novidades da nova grade curricular já no primeiro dia de aula

Por: Ana Beatriz Baêta, Lorraine Gomes, Marcelos Santos e Mariane Rodrigues

Os calouros que estão entrando no segundo semestre de 2019 na PUC-Minas unidade São Gabriel, no curso de jornalismo vão encontrar um ambiente de novidades, com vários projetos que inclusive, alguns, já estão em andamento. Um dos novos projetos é a integração do LabiJ (Laboratório de inovação e jornalismo) com o jornal O Marco trazendo uma gama de conteúdos que irão incluir as plataformas impresso, eletrônico e digital. Outra proposta de integração é a cobertura de eventos dentro e fora da universidade, com os monitores dos laboratórios, como conta o coordenador e professor do curso de jornalismo Getúlio Neuremberg “Também vamos tocar um projeto que iniciamos com a rádio Inconfidência que é alunos da PUC Minas São Gabriel poderem participar da programação da rádio Inconfidências, principalmente nas áreas de esportes”.

Contando com uma grade recém aderida na unidade os foquinhas poderão desfrutar de muita coisa boa que está por vir nesses novos projetos que visa incentivar os novos estudantes. “ O que me fez escolher o jornalismo foi muito o rádio e esporte, quero ir pro jornalismo esportivo gosto de comentários, vôlei, futebol todo tipo de esporte” conta Adailton Nogueira (25) que se empolgou bastante com todas as novidades.

Além de uma localidade de fácil acesso a diversas linhas de ônibus, inclusive que vão na estação/metrô São Gabriel, a disponibilidade de um horário noturno se torna bem atrativa para quem trabalha ou estagia no período da tarde. O curso mantém, ainda, em sua grade algumas matérias como a fotografia, causa de grande interesse entre os recém chegados. As alunas Marina Paixão (22) e Ana Luiza Ferreira Gomes (20) contaram que escolheram cursar jornalismo no São Gabriel por causa do horário e da localização da universidade. Elas disseram também que estão animadas principalmente para as aulas de fotografias.

A professora Marialice Emboava, que foi uma das primeiras a dar aula para os novos alunos do curso de jornalismo, relata que adora dar aulas para os Calouros, segundo ela, as descobertas da profissão e de suas funções sociais e políticas é um processo ótimo de ser observado. Marialice também deixa um recado para os novos jornalistas em formação, a professora aconselha que os alunos se esforcem bastante, que eles absorvam o maior número de informações possíveis, se atualizem sobre a forma de relação nas mídias sociais e que sigam os princípios do jornalismo, exercendo a profissão no objetivo de buscar melhorias nas periferias e reforçar a democracia.