Para fechar a última manhã de palestras do JFest, Natália Leal e Douglas Silveira, da Agência Lupa, conversaram com os alunos do curso de Jornalismo da PUC Coração Eucarístico sobre a metodologia de trabalho no combate à desinformação. A Agência Lupa foi a primeira empresa especialista em fact-checking criada no Brasil.
Fact-checking é uma forma de checar a veracidade de fatos e informações divulgados, por meio de dados, pesquisas e registros. Essa checagem é feita através de apuração jornalística e tem sido uma técnica muito usada no combate às fake news.
Conversamos com os palestrantes de hoje, a diretora de conteúdo da Agência Lupa, Natália Leal e o diretor de Marketing e Educação, Douglas Silveira, sobre a importância do fact-checking nessa era de disseminação de informações falsas.
Eles explicaram, também, que por ainda não ter uma pesquisa sólida sobre a dimensão da divulgação de fake news no Brasil, não há como medir o impacto do fact-checking no país.
Cobertura por: Bruna Silveira, Larissa Duarte e Leticia Fulgêncio