Casa Carmen: a cultura espanhola em Belo Horizonte

Sapateados, palmas, movimentos e cantos são algumas das diversas características do flamenco, tradicionalmente conhecido na cultura espanhola. Entretanto, a diversidade dessa arte conquistou fãs de toda parte do mundo.

É o caso de Thaís Maia que, motivada pela paixão da dança, tomou coragem para apostar no seu grande sonho: viver da arte e da cultura.

No último ano, ela tirou os planos do papel e fundou a Casa Carmen, um espaço que tem o objetivo de reunir as melhores coisas da Espanha. Atualmente, a Casa oferece, além das aulas de flamenco, dança do ventre, yoga, oficinas de canto, experiências gastronômicas e aulas particulares de espanhol.

Thaís conta que descobriu o amor pela cultura espanhola quando começou a ter aulas do idioma nativo do país, aos 11 anos, ainda na escola. “Meu sonho de criança era ir para a Espanha e não para a Disney, como era a vontade da maioria das crianças da minha idade”, ressalta. A partir disso, ela passou a pesquisar cada vez mais sobre as diversidades do país, conhecendo, então, o flamenco.

Apesar do encantamento, Thaís se formou em Jornalismo e, em seguida, decidiu estudar Letras. Entretanto, a vontade de viver da arte ainda permeava o caminho da jovem. Ela conta que não foi uma escolha fácil, e que precisou contar com a ajuda financeira da mãe para conseguir realizar a iniciativa independente de abrir o seu próprio negócio. “De imediato, não pude largar o meu emprego, pois era lá que eu tinha a minha renda garantida”, conta Thaís.

Com muito esforço e batalha, hoje ela tem a oportunidade de trabalhar e viver, diariamente, com o que ela mais ama fazer: compartilhar a cultura espanhola com mais pessoas.

A Casa Carmen está localizada na Rua São Gonçalo, 1025 – Nova Floresta.

Grupo: Alexa Simon, Deborah Almeida, Elisa Senra, Érica Morato, Larissa Andrade e Mike Faria.