Música sem fronteiras – Alberto Menezes

Nascido em Belo Horizonte, Alberto Menezes se mudou para Boston quando foi aceito na Berklee College of Music, aos 18 anos. O curioso, é que ele recebeu a notícia de que havia passado na universidade americana um dia depois de se matricular na Universidade Federal de Minas Gerais. Na UFMG, ele se classificou em primeiro lugar para Composição, com a nota mais alta dentre todos os candidatos que tentaram qualquer especialidade dentro da Escola de Música da UFMG. A partir daí, estudou cada semestre em uma faculdade – revezando entre Estados unidos e Brasil. Tempos depois, Alberto decidiu focar na Berklee, onde obteve o diploma de bacharel em Produção Musical e Engenharia com especialização em Acústica e Eletrônica.

Alberto aperfeiçoou suas habilidades de gravação, desde a composição até a mixagem e masterização. Segundo ele, sua paixão é ajudar as pessoas a conseguir gravar uma música que seja próxima ao que está em seu coração e sua mente.

Tive a oportunidade de fazer um arranjo, junto a outros colegas da Berklee, para o mestre Milton Nascimento, além de tocar violão e bandolim num show para mais de 3000 pessoas com ele na plateia”, contou Alberto. “Além disso, fui engenheiro de áudio para a banda Jota Quest em uma gravação em Nova Iorque junto ao produtor americano de renome, Jerry Barnes”, continuou.

Depois de formar na Berklee, ele se mudou para Los Angeles, em 2016, e teve a oportunidade de trabalhar com muitos aspectos diferentes da engenharia de música e áudio. No âmbito musical, pôde compor, orquestrar, tocar e gravar músicas para curtas-metragens variados. Alberto ganhou o prêmio de “Melhor Pontuação Original” por uma partitura produzida ao lado de Alexandre Rios, para o festival de cinema “48 Hour Film Project”. Além disso, ganhou também o concurso internacional do YouTube “Take My Guitar”, promovido pelo reconhecido YouTuber Rob Scallon e Yousician contra centenas de outros concorrentes com um vídeo dele tocando mais de 17 instrumentos diferentes (incluindo objetos não convencionais que não são instrumentos, como utensílios de cozinha).

Com os anos de estudo e trabalho, Alberto teve a oportunidade de conhecer
diversos músicos talentosos – dentro e fora do ambiente universitário.

Um dos trabalhos que mais me trouxe alegria de participar é a banda An Endless Sporadic. Tive a oportunidade de entrar na banda tocando guitarra, teclados, percussão e trompete. Sempre fui fã desde os 12-13 anos de idade, quando descobri a banda no Guitar Hero, e ela se tornou uma das minhas maiores referências musicais. Então encontrei o líder da banda em um evento em Los Angeles e ele acabou assistindo a meus vídeos de música e me convidando pra entrar como membro da banda.  Tocamos vários shows na área de Los Angeles e foi uma experiência muito gratificante”, lembra Alberto Menezes.

Hoje Alberto Menezes é, além de membro da banda “An Endless Sporadic”, engenheiro, mixer, produtor, multi-instrumentista e membro da banda Stone Trail, que apesar de estar em seu estágio inicial, promete crescer muito nos próximos anos.

Reprodução: Facebook

“Tenho planos de voltar a morar no Brasil, por motivos pessoais e familiares. Apesar de ser mais fácil estabelecer uma carreira como músico nos Estados Unidos, ainda tenho raízes no Brasil e amo esse país de coração (apesar de todos os problemas e dificuldades)”, finalizou Alberto.

Produção e redação: Bruna Silveira, Celso Lamounier, Larissa Duarte e Leticia Fulgêncio