Copinha do 13 chega com novidades para alunos da FCA

Tradicional campeonato de futsal ultrapassa os 20 anos de existência e promete emoção nos finais de semana

Léo Sander, jogador do atual campeão Rebeliô FT, imita Ronaldinho Gaúcho // Foto: Bruno Garofalo

A edição da Copa AJAC (Atlética José Albino de Comunicação) do primeiro semestre de 2019, popularmente conhecida por “Copinha do 13”, teve início no dia 16 de março. Os jogos são sempre aos sábados, das 08h às 12h, nas quadras da PUC Minas – Coração Eucarístico. O torneio coloca em disputa equipes compostas por alunos e ex-alunos dos cursos da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) e tem, nesta edição, dez times inscritos, sendo dois compostos por calouros, que são isentos das taxas de inscrição. A competição tem previsão de encerramento para o dia 11 de maio.

A principal novidade deste ano é a cobertura em vídeo e fotografia das rodadas, além da criação do Instagram que, segundo Matheus Moura, um dos organizadores, vai permitir maior integração com as pessoas do Prédio 13. “A Copinha é um momento de descarregar o peso do semestre por meio do futsal e do relacionamento dos alunos. O esporte em si é um dispositivo de inclusão e integração e a Copinha busca a convivência harmônica de várias pessoas sem distinção de classe, cor da pele e orientação sexual”, diz Matheus. Além disso, à partir deste semestre, somente ex-alunos com até dois anos de formado poderão participar da disputa, decisão tomada pelo Complexo Esportivo. (Veja mais no vídeo abaixo)

Para João Victor Cosso, participante e ex-organizador da Copinha, a entrada da atlética na gestão foi um diferencial nesta edição:  “A nossa comissão foi criada no final de 2015 e ficou responsável pelo setor de esportes do Prédio 13. A AJAC representou uma evolução na fórmula de disputa”. “A nossa comissão foi criada no final de 2015 e ficou responsável pelo setor de esportes do Prédio 13. A AJAC representou uma evolução na fórmula de disputa”

A Copinha será composta por dois grupos, dos quais os quatro melhores colocados se classificam para o mata-mata, iniciado nas quartas de final. Os quatro times eliminados nesta fase disputam entre si uma repescagem, denominada “Copinha Especial”, organizada em semifinal e final. “A Copinha Especial manterá mais times disputando jogos competitivos e sendo premiados”, afirma Matheus.

O dinheiro arrecadado no evento é gasto com premiações, pagamento de eventuais despesas e acumulado em um fundo emergencial caso ocorram adiamentos de jogos. A equipe campeã receberá, além de um troféu e medalhas, mil reais como prêmio e a isenção da taxa de inscrição para o próximo semestre. Os vice-campeões também estarão livres da taxa e receberão medalhas. O vencedor da repescagem também terá premiações como na copa principal, exceto pelas quantias em dinheiro e isenções de pagamentos.

Veja a galeria de fotos da primeira rodada da Copinha do 13:

Por André Lobato, Bruno Garofalo, Daniel Daher, Felippe Fernandes, Luiz Augusto Barros e Matheus Caldas