Newgarden bicampeão e novidades no automobilismo brasileiro

Por Ana Beatriz Baêta, Caio Luz e Lorraine Gomes

Chegou ao fim a temporada 2019 da Indycar. Josef Newgarden, da Penske, foi bicampeão mesmo após terminar o Grande Prêmio de Monterey na sétima posição. Relaxado, o piloto não temia perder o título, já que a pontuação dele era bem maior que a de seus concorrentes. Colton Herta foi o vencedor da corrida.

É interessante observar as formas como a mídia noticiou o fato, pois expõe como cada jornalista tem seu próprio jeito de olhar os acontecimentos.

No portal Terra, o destaque da notícia vai para a derrota de Newgarden durante o prêmio em Monterrey, informando que ele é bicampeão, mas expondo mais fatos sobre a corrida que aconteceu naquele dia do que os de toda a temporada. Já o jornal Lance!, diferentemente do portal Terra, deu maior foco à trajetória do piloto nas duas últimas temporadas. Porém, no título, existe mais destaque à vitória de Herta do que ao próprio bicampeonato. A sensação que se tem é de que a importância do fato depende de quem a escreveu.

O que vem sendo comentado na mídia na última semana, também, é a construção do novo autódromo no Rio de Janeiro que, se concluído, abrigará, além do MotoGP, a principal competição da Fórmula 1, sendo o único homologado para realizar as provas das competições.

Falando em Fórmula 1, a competição corre o risco de chegar já decidida no Grande Prêmio de Interlagos. Com 338 pontos, Lewis Hamilton está à frente de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, que tem 274 pontos. Logo atrás vem o novato Charles LeClerc, considerado a revelação da categoria, com 221 pontos.

Nova pista de campeonato automobilístico tem previsão de inauguração para 2022

O Campeonato Mundial de Motovelocidade, mais conhecido pelo nome de sua categoria principal MotoGP, voltará a sediar uma de suas principais categorias no Brasil após 15 anos. A pista nova está para ser inaugurada em 2022.

A questão que ainda assombra, mesmo depois da confirmação da construção do novo autódromo, no bairro Deodoro, no Rio de Janeiro, é se o projeto realmente conseguirá sair do papel. Com um prazo relativamente curto a expectativa é de que a conclusão da pista seja no final de 2021, mas ainda há muitas incertezas em torno do futuro circuito. A mídia ainda está com um pé atrás em relação a sua conclusão, pois em 2014 também havia sido planejada a inauguração e até hoje o projeto não saiu.

Se finalizado com sucesso, o novo circuito automobilístico do país também poderá abrigar competições do principal prêmio da Fórmula 1, que acontece há vários anos em um dos principais palcos de desporto motorizado, o autódromo de Interlagos.

São Paulo volta a participar do roteiro do maior rali do Brasil

Foi divulgado na sexta-feira, dia 18 de outubro, que a cidade de São Paulo vai voltar a fazer parte do roteiro do Rally dos Sertões depois de 18 anos. A capital paulista iniciar a edição 2020, porém o local da largada ainda não foi definido. Outra novidade é a criação da etapa de São Paulo no Sertões Series, que será disputada unicamente no estado. Além das duas competições, o torneio também conta com o projeto social SAS (Saúde, Alegria no Sertões), que, segundo a fundadora, Sabine Zink, tem duas carretas que viram centros cirúrgicos para acompanhar por onde a competição passar.

A notícia do site do Globo Esporte é mais enxuta e conta com duas declarações: uma do CEO do Sertões, Joaquim Monteiro, e outra de Sabine Zink contando mais sobre o projeto social. Já no site da ISTOÉ, não há aspas da fundadora do projeto, que sequer é noticiado. Mas conta com aspas do governador do estado de São Paulo, João Dória, e de Joaquim Monteiro. Em compensação, a matéria fala da relação histórica que a capital paulista tem com o maior rali da América Latina.

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