Por: Tainara Diulle
A 13º edição da Primavera dos Museus chega marcando o início da estação mais colorida do ano. O evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) movimentou os museus de todo o país entre os dias 23 e 29. Na capital mineira, o destaque na programação foi a Slow Week – Semana de Moda, Ética e Sustentabilidade, que aconteceu no Museu da Moda.
Tendo como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, a edição deste ano buscou levar aos participantes situações do dia a dia dentro dos museus. O objetivo era instigar o público a vivenciar e explorar os museus mais de perto. A inovação este ano ficou por conta da ação virtual, em que foram disponibilizados vídeos dos funcionários dos museus respondendo à seguinte pergunta: “O que você mais gosta no museu?”
A lista de atividades planejadas, visou a atender aos mais diversificados gostos. Entre oficinas, exposições e ações educativas, a população belo-horizontina teve um prato cultural cheio durante a semana. O objetivo da mobilização nacional é aumentar o público e incentivar a valorização dos museus brasileiros. Desde de 2007, quando aconteceu a primeira edição, houve um aumento de 18% no número de museus participantes, além uma crescente de 21% no número de atividades desenvolvidas.
Em BH, os museus que participaram este ano foram o Museu da Moda, a Casa do Baile, o Museu da Imagem e do Som, o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional da Lagoa do Nado, o Museu Casa Kubitschek e o Museu Histórico Abílio Barreto. Mesmo com o término da Primavera dos Museus, você ainda pode visitar esses e tantos outros museus brasileiros, não só nesta agradável estação, como durante todo o ano. Prestigie a cultura nacional.