SCAP 2019 – Oficina de moda teve como objetivo apresentar a reconfiguração do jornalismo de moda

Por: Bárbara Bento

São várias as mudanças que as mídias digitais causaram no cotidiano. Desde a ampliação da comunicação interpessoal até os padrões de consumo. Na décima primeira edição da SCAP – Cartografia das Urgências: Estratégias Possíveis, o tema teve destaque na oficina A moda na mídia: entendendo os processos de comunicação, ministrada pela jornalista Lorena Martins.

A oficina, realizada em dois dias,  02 e 03 de setembro, teve como objetivo apresentar o processo de adaptação das diferentes áreas jornalísticas às mídias digitais ao longo dos últimos anos e em entender a relação atual do consumidor com as marcas. A geração Z, pessoas nascidas a partir de 1980, são as mais engajadas em manter uma relação direta com a empresa por meio das redes sociais. Quase onipresente, esse público é mais engajado em torno dos valores que defende e sempre exerce uma pressão sobre o comportamento das marcas.

No segundo dia, a oficina proporcionou aos alunos atividades com o propósito de resolver situações reais de crise que afetaram diretamente a imagem de grandes empresas, do ramo da moda e beleza, perante os consumidores.

A atividade deu uma dimensão aos alunos acerca dos desafios presentes no trabalho jornalístico de moda e em como a forma de fazê-lo precisa ser cada vez mais planejada de forma consciente e responsável.