4º edição do Manifesto na PUC Minas São Gabriel

Entre os dias 7 e 9 de maio, os alunos dos cursos de Comunicação da PUC Minas São Gabriel, participaram da 4ª edição do Manifesto, que trouxe palestras e oficinas.

A 4ª edição do Manifesto levou à PUC Minas São Gabriel diversas oficinas e palestras com os temas marketing digital, jornalismo multimídia e desinformação.

O  Manifesto é um projeto para interligar os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, estimulando a manifestação das diferentes maneiras de compreender e praticar a comunicação.

Oficinas sobre SEO e social media, por exemplo, tiveram como público apenas os estudantes, mas as palestras foram abertas a toda a comunidade acadêmica e ao público externo.

AS OFICINAS

Na oficina Quero ser social media, e agora?, a publicitária Bárbara Lima deu dicas de como ser um digital influencer de mais alcance com ferramentas disponibilizadas pelas principais mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

A publicitária Rafaela Lemos, em Produção de conteúdo para web com foco em SEO, deu a receita de como combinar técnicas de otimização de conteúdo para sites, blogs e páginas na web, em busca de alcançar bons rankings orgânicos e gerar tráfego e autoridade para um site ou blog.

Em Processo criativo no desenvolvimento de marcas e identidades visuais, Gustavo Paiva explorou o processo criativo e bastidores do desenvolvimento de marcas e identidades visuais para mostrar a importância de cada etapa.

E COM O MICROFONE…

O jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto, na palestra de abertura Brasil nos tempos de cólera: ódio, notícias falsas e desinformação nas redes sociais, refletiu sobre o ecossistema das redes sociais, a velocidade da propagação de informações falsas na web e o comportamento violento no ambiente on-line.

Thiago Carmona, no stand up comedy Desculpa qualquer coisa, abordou, entre vários temas do cotidiano, casamento e questões raciais.

Na palestra Jornalismo e inovação em ambientes digitais, a jornalista Lorena Tárcia, a qual tem estágio doutoral na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona e nos estúdios da BBC Sports, em Manchester, Inglaterra, falou sobre inovação na área e jornalismo digital, chamando a atenção para novos nichos de mercado, novas formas de produzir conteúdo. considerando que ainda há pouca produção voltada especificamente para dispositivos móveis.

O jornalismo esportivo foi o mote de duas atividades durante o Manifesto. O comentarista esportivo da Rede Globo, Bob Faria, trouxe para os alunos e público externo os dilemas que envolvem a profissão na área do esporte. O assessor Bernardo Pontes dialogou com os alunos sobre A importância da assessoria de comunicação para os times de futebol. Na ocasião, Bernardo, que era diretor de marketing do Cruzeiro, contou sobre sua trajetória e deu dicas para quem quer dar os primeiros passos na área esportiva. Atália Fernandes, de 19 anos, estudante do 3º período de Jornalismo, aprovou o foco na editoria. “É sempre bom ouvir pessoas de segmentos diferentes durante nossa formação. Nos próximos, poderiam investir nisso: trazer profissionais  para falar sobre algumas áreas específicas, como jornalismo investigativo ou cultural”, sugeriu.

Em Produção multimídia de conteúdo jornalístico, o jornalista do Estado de Minas, Rafael Alves, expôs os especiais multiplataforma do jornal, falou sobre o perfil multimídia do jornalista hoje e deu dicas sobre como pensar em pautas.

O estudante do 2º período de Publicidade e Propaganda, Lucas Calixto, 20, gostou de ter participado do manifesto pela primeira vez: “O manifesto traz profissionais já conceituados no mercado, e o mais legal é que eles estudaram na PUC, então mostra pro aluno da universidade que ele pode chegar no lugar que ele quiser. Vai ter esforço, vai ter dificuldades, mas se ele se esforçar bastante ele consegue chegar no patamar dessas pessoas, e quem sabe um dia, vir palestrar aqui na PUC também”.