Ícone do site Colab

Você sabe onde descartar o lixo eletrônico?

Celulares, controles remoto, aparelhos multimidia usados em carros, quebrados e sujos.

Lixos eletrônicos geralmente são descartados de maneira errada / Freepik

Uma reportagem desenvolvida na edição 365 do Jornal Marco apresentou dados sobre a produção de lixo, reciclagem, além de falar sobre o lixo eletrônico. Cooperativas e associações explicaram a importância da reciclagem de materiais e do descarte correto do lixo eletrônico. Mas e você sabe como descartar esse material? Confira pontos, de algumas cidades mineiras, para fazer esse descarte da forma correta:

Belo Horizonte

A logística reversa em Belo Horizonte é uma prática que vem ganhando importância, especialmente no contexto de gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade. Trata-se de um processo que busca garantir o retorno de produtos ou materiais descartados pelos consumidores para o ciclo produtivo ou para um descarte adequado, envolvendo desde embalagens até equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. No município, o sistema de logística reversa conta com o apoio de políticas públicas e iniciativas privadas, que facilitam a coleta e o tratamento de resíduos. Empresas e instituições locais têm pontos de coleta, além de ações educativas para conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente produtos como pilhas, baterias e lixo eletrônico, entre outros.

Alguns pontos de coleta de materiais eletrônicos em BH:

Poços de Caldas

A cidade conta, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, com pontos de coleta de lixo eletrônico distribuídos em várias regiões. Esses pontos são destinados ao recolhimento de itens como lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, e estão localizados nos seguintes endereços:

Mais informações sobre pontos de coleta em Poços de Caldas podem ser obtidas pelo telefone (35) 3697-2075, na Secretaria de Serviços Públicos, para que a população saiba os horários e o local mais próximo para o descarte dos materiais eletrônicos. 

Uberlândia

A Logística Reserva é uma iniciativa que visa a participação da comunidade como um todo na gestão correta dos resíduos especiais como pilhas, eletroeletrônicos, baterias, lâmpadas e óleo de cozinha. O cidadão deve se responsabilizar pelo descarte dos resíduos nos locais corretos, o setor privado pelo gerenciamento ambientalmente adequado e o poder público pela divulgação e fiscalização de todos os processos.

Pontos de coleta na cidade:

Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, a coleta de lixo eletrônico é realizada em colaboração entre a E-Ambiental e a Prefeitura, ampliando o acesso ao descarte consciente e sustentável de resíduos eletrônicos, como celulares, computadores e pequenos eletrodomésticos. A cidade disponibiliza uma rede de pontos de coleta fixa, localizados em áreas centrais e acessíveis, com o objetivo de facilitar o descarte seguro de equipamentos que poderiam, se descartados inadequadamente, contaminar o meio ambiente com metais pesados. A iniciativa abrange, além dos pontos fixos, campanhas itinerantes que ocorrem em áreas de grande circulação, como a Praça da Estação, promovendo maior conscientização da população. Para aqueles que não têm acesso direto aos pontos fixos, o serviço “Disque Coleta” permite o agendamento de recolhimento domiciliar, ampliando as opções para o descarte correto e o reaproveitamento dos componentes eletrônicos de forma responsável.

Pontos de coleta em Juiz de Fora:

Brumadinho

A cidade de Brumadinho, conhecida pelos impactos trágicos do rompimento da barragem em 2019, tem enfrentado desafios e trabalhado para promover uma gestão de resíduos mais responsável, incentivando a população local a destinar corretamente os eletrônicos descartados. Os moradores podem descartar itens como pilhas, baterias e eletrônicos pequenos em pontos de coleta em locais estratégicos, como a Prefeitura e o Centro Comunitário de Córrego do Feijão. Embora a estrutura ainda seja limitada, a cidade vem se empenhando em ampliar as campanhas de conscientização para a destinação correta desses materiais, contribuindo para a preservação ambiental da região.

Pontos de coleta fixos e temporários em Brumadinho:

Mais informações sobre os pontos de coleta podem ser obtidas pelo telefone (31) 99603-2301, na Secretaria de Meio Ambiente. A secretária orienta sobre os locais e horários de descarte para resíduos eletrônicos e distribui materiais de coleta seletiva para facilitar o descarte responsável pela população.

Além desses pontos, lojas de telefonia e comércio de eletrônicos costumam receber esses materiais. Também é possível, por meio do CEP, procurar o ponto de descarte mais próximo, no site da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos.

Este conteúdo foi produzido por João Augusto, Marina Saddi, Rayssa Moura e Raul Varoni.

Leia também:

Conheça a história de quem está por trás da reciclagem em Belo Horizonte

Sair da versão mobile