Ícone do site Colab

O Carnaval de BH ainda não acabou!

O feriado de Carnaval de 2023 da capital mineira foi um sucesso. Estimativas da Prefeitura de Belo Horizonte afirmam que 5 milhões de pessoas passaram pela cidade, tornando a festa belo-horizontina a terceira maior do país, atrás apenas de Salvador e Rio de Janeiro. Para finalizar com chave de ouro, o Colab elencou mais 5 possíveis rotas da folia para o final de semana de Pós-Carnaval em BH!

Rota 1 de Sábado (25/02)

A. Bloco Sol na Mão da Casa Fundamental

O Bloco Sol na Mão é um bloco promovido pela escola Casa Fundamental, do bairro Castelo. O repertório é dedicado ao MPB, no intuito de nutrir o repertório musical infantil. O cortejo sairá da porta da escola, na Rua Castelo de Lisboa, 330, às 8h e seguirá em direção à Praça Manoel de Barros, também no Bairro Castelo.

B. Bloco Transborda

O Bloco Transborda é um coletivo que existe desde 2018 e um dos seus principais objetivos é a descentralização da folia e inclusão da periferia. O grupo conta com 40 instrumentistas que exploram os ritmos do samba, reggae e funk. O aglomerado sai às 12h da Rua Monte Verde, 63, no Bairro São Salvador.

C. Se Endurecer É Seu

O Bloco Se Endurecer É Seu planeja desfilar nas ruas do bairro Nova Gameleira, partindo da Avenida Miguel Moysés, 282, a partir das 13h. Ele surgiu entre amigos da regional Oeste ainda neste ano de 2023, então a estreia está com grande expectativa.

D. Inimigos do Fim – O Bloco do Buritis

O Inimigos do Fim é o tradicional Bloco do Buritis existente desde 2016. Criado por moradores do bairro para incluir o Buritis na rota da folia belo-horizontina, o bloco pretende desfilar às 15h30 do domingo, saindo da Rua Marco Aurélio de Miranda, na altura do número 402.

Rota 2 de Sábado (25/02)

A. Baile do Prazer

O bloco e banda Baile do Prazer pretendem trazer mais uma vez o frevo e o forró para as ruas mineiras. Em tradicional rota, o cortejo sairá às 9h da Rua São Silvestre, na altura do número 25, no Bairro Sagrada Família, na regional Leste.

B. Unidos do Golo

O Unidos do Golo é um bloco que surgiu a partir da ideia de um grupo de amigos que gostariam de ter a própria confraternização no feriado de Carnaval. No sábado, o cortejo planeja partir às 12h da Rua Formosa, na altura do número 333, na região do Bairro Santa Tereza.

Blocos do Pós-Carnaval de BH prometem curar a ressaca do feriado de Carnaval.

C. Bloco do Vaudisney

O Bloco do Vaudisney é o bloco infanto-juvenil promovido pela Escola Estadual Walt Disney, que fica no Leste de BH. Neste ano, o cortejo pretende sair da Rua Fernão Dias, 497, em direção à Escola, que fica a quatro quarteirões do ponto de partida, na Rua Doutor Raul de Brito, às 14h.

Rota 3 de Sábado (25/02)

A. Bloco Meninada do CLIC

O Meninada do CLIC é o bloco promovido pelo Centro Lúdico de Interação e Cultura, com o intuito de promover a folia entre os alunos e comunidade. O cortejo pretende sair às 10h da Rua Tupaciguara, na altura do número 78, no Bairro São Pedro da regional de Venda Nova na Grande BH, com dispersão na Rua Lavras, 703.

B. Bloco Encantado

O Bloco Encantado é uma ramificação do Coletivo Couro Encantado que, desde 2016, reúne alunos das oficinas de percussão abertas ao público e homenageia o Mestre Moa do Katendâ. Neste ano, o cortejo sairá às 13h da Rua Dona Maria Inês, na altura do número 204, no Bairro Floresta.

C. Xô Preconceito, Meu Nome É Felicidade

O Xô Preconceito, Meu Nome É Felicidade é um bloco fundado por Laura Maria, ativista de direitos humanos que luta pelos direitos de minorias e populações vulneráveis. Acontecendo por financiamento coletivo, o bloco desfila pela segunda vez neste carnaval com concentração às 17h na Praça Rui Barbosa, 104, no Centro de BH.

Rota 1 de Domingo (26/02)

A. Bota o Corpo na Rua

O Bota o Corpo na Rua começou como oficina e agora é um bloco de dança da capital mineira. Contando com uma bateria de dançarinos, o aglomerado pretende botar o corpo na rua às 10h da manhã deste domingo, saindo da Rua Aarão Reis, na altura do número 85, na região central de BH.

B. Bloco Baque Humaitá

O Bloco Baque Humaitá é um coletivo musical que tem base nas linguagens rítmicas da cultura popular do Brasil. O grupo, que hoje conta com mais de cem instrumentistas, surgiu com o projeto Humaitá – Cultura Popular e explora o maracatu de baque virado, afoxés, cirandas e outros. Ele pretende desfilar às 14h, saindo na Rua Tulipa, número 195, no Bairro Esplanada.

C. Bloco Swing Safado

O Swing Safado é um bloco criado em 2013 por amigos moradores do Conjunto Santa Maria, conhecido por ser o reduto do samba mineiro. A expectativa é de sair às 16h na Rua Gentios, número 1013, na própria região.

Rota 2 de Domingo (26/02)

A. Bloco sem Prisões e sem Manicômios

O Sem Prisões e Sem Manicômios é um bloco de cunho militante antiprisional, antimanicomial, antipunitivista e anticapitalista, contra tudo o que segrega, oprime e explora. O coletivo, que começou em 2017, tem expectativa de público de 300 pessoas e sairá às 10h da Rua Estrela do Sul, número 69, no bairro Santa Tereza.

B. Bloco Rasta

O Rasta é um bloco de carnaval que tem como objetivo levar a folia de carnaval, com muita música, teatro e pintura facial às pessoas com vulnerabilidade social. O grupo pretende sair às 12h da Rua Santo Elias, na altura do número 211, na Vila Aeroporto, na região Norte da cidade.

C. Bituca Beats & Zulu Nation

O Bituca Beats & Zulu Nation é um bloco focado na cultura do Hip Hop e pretende trazer muita diversão aos fãs do ritmo. O grupo pretende sair às 15h30 da Rua dos Coqueiros, na altura do número 30, no Bairro Manacás, na região da Pampulha.

O Colab deseja um Carnaval alegre e consciente!

Se beber, não dirija! Se dirigir, não beba!

Use e abuse do transporte público – é tranquilo e mais em conta.

Também sugerimos usar aplicativos de localização e transporte como o Moovit ou o SIUMobile, pra que a folia não se perca por aí.

Sair da versão mobile