Ícone do site Colab

Leandro Demori fala sobre jornalismo e democracia ameaçada

Leandro Demori / Reprodução YouTube FCA

O jornalista Leandro Demori, editor-executivo do The Intercept Brasil (TIB), participou de uma conversa com a comunidade da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas, no dia 19 de junho.

“São notáveis os ataques à imprensa por parte de segmentos da sociedade e do poder executivo”.

Leandro Demori

A entrevista coletiva ao vivo sobre Jornalismo e Democracia ocorreu na plataforma Zoom, com transmissão pelo YouTube, e contou com a participação de estudantes e professores da FCA.

Em sua fala, Demori defendeu que a imprensa é um dos pilares invisíveis da democracia e que existe uma grande dificuldade de defender a imprensa em um país como o Brasil:

Dentre os problemas cotidianos, talvez o ataque contra a imprensa seja um problema menor para as pessoas ou, até mesmo, nem seja considerado um problema.

Leandro Demori

A palestra fez parte da programação de fechamento do semestre 2020/1 do curso de Jornalismo da PUC Minas.

Quem é Leandro Demori?

Leandro Demori é um jornalista e escritor brasileiro que atua em jornalismo investigativo. Tem passagens como editor na plataforma Medium e no site da revista Piauí.

No TIB, liderou a cobertura da #vazajato, série de reportagens que denunciou a atuação do ex-juiz Sérgio Moro na Operação Lava Jato, a partir do vazamento de conversas, realizadas através do aplicativo Telegram, entre Moro e o promotor Deltan Dallagnol, além de outros integrantes da força-tarefa.

Demori é autor do livro “Cosa Nostra no Brasil – A história do mafioso que derrubou um império“, que conta a vida do mafioso italiano Tommaso Buscetta.

Ele estudou jornalismo investigativo na Associação de Jornalismo Investigativo do Lazio, em Roma, e na City University London, em Londres, na Inglaterra. 

Assista ao vídeo completo com a palestra de Leandro Demori:

Sair da versão mobile