Ícone do site Colab

Envelhecer em Belo Horizonte: experiências, passado e futuro

Colagem digital produzida por Helena Tomaz a partir de imagens obtidas via Unsplash.

Índice de capítulos da reportagem:

Colagem digital. Sobre um fundo amarelo, há um homem idoso negro de chapéu preto e camisa azul, uma mulher idosa branca de chapéu bege e camisa branca, flores de cor rosa, um relógio de bolso antigo, e os escritos "Capítulo I", "60+" e "Envelhecer".

Como nos preparamos (ou não) para o envelhecimento?

Como você se imagina na velhice? O que você tem feito para envelhecer como deseja? Pouco se fala sobre essa fase da vida, que parece tão distante, mas que desde a juventude já é construída pelas escolhas que tomamos e pelas realidades ao nosso redor.

O que fazemos pelos idosos?

O que nós, como sociedade, poder público, familiares e futuros idosos, temos feito por quem já chegou à velhice? No Brasil e em BH, o envelhecimento tem recebido a devida atenção?

As casas de velhos

É comum que se crie um estereótipo sobre o que é viver em um asilo e que se tenha medo disso. Quase ninguém pensa que essa pode ser uma realidade ao envelhecer. Mas, como alguém acaba morando em um asilo? O que acontece ali? E de que outras formas podemos viver a velhice?

Reportagem produzida por Anna Nunes, Helena Tomaz, Júlia Costa, Ketrey Aquino e Maria Eduarda Gonzaga, na disciplina Laboratório de Jornalismo Digital no semestre de 2023/1, sob a supervisão da professora Verônica Soares da Costa.
Sair da versão mobile