Colab

Da favela para o asfalto: Expo Favela dá palco ao empreendedorismo das margens

Expo Favela 2024/ Reprodução Expo Favela

Empreender na favela é, antes de tudo, um ato de resistência e criatividade. É transformar necessidades em oportunidades, ideias em soluções e criar negócios que impactam diretamente a vida da comunidade. Nesse contexto, a iniciativa do evento Expo Favela surge como uma poderosa vitrine para dar visibilidade aos talentos e iniciativas que florescem nas periferias do Brasil. O evento conecta empreendedores da base com investidores, empresas e o grande público, valorizando o “corre” de quem constrói, todos os dias, novas possibilidades a partir das margens.

O evento apresenta histórias e trajetórias de pessoas que têm planos mas ainda não sabem que essas ideias podem se transformar em modelos de negócios. Em entrevista, Giovana Sacramento, coordenadora da Expo Favela Minas, compartilha sua experiência com a primeira edição da Expo. “Houve uma única edição em São Paulo, em 2022, e eu fui como expositora, representando um projeto que eu trabalho e coordeno há mais de oito anos: o grupo Marianas Mulheres que Inspiram. Fiquei tão apaixonada pelo evento que junto com Marciele Delduque, fundadora do projeto, decidimos trazer para Minas Gerais. E a gente já mudou a visão, né? De só participar, mas também como equipe para poder trazer isso para Minas. E assim fizemos”.

Em 2023, foi realizada a primeira edição da Expo Favela em Minas Gerais, sendo um importante marco para o desenvolvimento e a visibilidade dos empreendedores das favelas mineiras. O evento atraiu expositores, garantindo a inclusão, a responsabilidade social e cultural.  

Célio Ribeiro/Reprodução Itatiaia

A edição deste ano acontece nos dias 18 e 19 de julho, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. A expectativa da equipe é atrair até 7 mil visitantes durante os dois dias de programação. “O projeto segue o formato nacional. É um evento diverso. Ao mesmo tempo que está tendo uma apresentação profissional de um artista, está tendo um painel de negócios com vários empreendedores, ex-Big Brothers, artistas globais, batalha de rap, bailarinos, e tem ali também um time de podcast”, destaca Giovana, coordenadora da feira.

Com edições em todo o Brasil, a Expo Favela tem ganhado força também no cenário internacional. Neste ano, o evento será realizado em Paris, na França, nos dias 4 e 5 de julho. A iniciativa já contabiliza mais de 20 mil inscritos e a geração de cerca de 2 mil empregos.

O evento

A Expo Favela Minas, da Central Única das Favelas (CUFA), sob liderança de Marciele Delduque, traz uma conexão entre a favela e o asfalto. É um dos principais projetos da CUFA e envolve uma feira de negócios que trabalha com empreendedores de aglomerados, bairros que são desfavorecidos financeiramente e também de oportunidade.

Marciele Delduque, presidente da CUFA Minas/Foto: Aketly Fotografia

Segundo Giovana Sacramento, a CUFA avalia que grande parte desses empreendedores deixa de obter melhores resultados devido à  ausência de oportunidades e à falta de conhecimento técnico. “A favela não se chama de empresário, de empreendedor. É uma atividade que faz para complementar a renda. Então, a Expo surgiu para isso. Primeiro, a gente prepara esses expositores para se posicionar com grandes empresários e mostrar para essas pessoas que o que ela trabalha é uma grande possibilidade de virada de chave. E outra, é para criar esse ambiente. Porque lá na favela, dificilmente vai um investidor ver aquela atividade em exercício. E ali, é um fomento econômico entre eles. Eles estão bem posicionados”, esclarece Giovana. 

A favela é potência. É a base da pirâmide que movimenta todo o mundo”.

Antes da realização do evento, os participantes passam por uma preparação focada na apresentação e venda de seus produtos, por meio do pitch, ferramenta que visa sintetizar os principais objetivos e potenciais de um negócio. Além da feira de negócios, a programação da Expo inclui palestras, workshops, mentorias, shows e a curadoria dos dez melhores projetos de cada estado, que definem os adversários para a grande final nacional. Em 2024, o melhor do país foi uma iniciativa mineira: o UAI Libras, um empreendimento voltado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais. 

Protagonismo da favela

Expo Favela 2024/ Reprodução Instagram

Durante o evento, a programação abre espaço para que empreendedores locais apresentem ao público os projetos e trabalhos que desenvolvem na região. Na edição de 2024, em Minas Gerais, um dos destaques foi a participação do artista Celso Moretti, que encantou os visitantes com a exposição Favela Negra — uma impressionante maquete, com cerca de 2 metros de comprimento por 1,5 metro de altura. A obra, inteiramente feita em papelão, traz com riqueza de detalhes a vida cotidiana e a arquitetura marcante das comunidades, oferecendo um olhar realista de dentro para fora. 

Expo Favela Minas 2025

O lançamento oficial da terceira edição do evento foi realizado na última quarta-feira (11), na sede do Sebrae Minas. Em entrevista para o Diário do Comércio, a presidente da Central Única das Favelas de Minas Gerais e diretora da Expo Favela Minas, Marciele Delduque destaca que “A expectativa para 2025 é fazer com que tenha uma maior transicionalidade, ou seja, que os empreendedores possam de fato faturar, movimentar”.

Com 80 expositores, o evento vai reunir startups, shows, prêmios, tecnologia, empreendedores individuais e mentorias. A feira estabelece uma concreta oportunidade de acesso ao mercado de investimentos. “O diferencial do nosso evento é que você vai ver pretos trabalhando, preto em destaque, e atuando”, finaliza Giovana Sacramento.

Leia mais: Como um casarão histórico se tornou centro cultural de referência em Santa Luzia?

Sair da versão mobile