No Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerias (CTE-UFMG), Izabela Campos, atleta paralímpica, conversa com a repórter Eduarda Berigo sobre sua vida pessoal e no esporte.
Izabela é atleta paralímpica especialista em lançamento de disco e arremesso de peso. É uma mulher sonhadora e independente, e conquistou sua primeira medalha de ouro no Parapanamericano de Toronto, em 2015.
Aos seis anos de idade, ela contraiu o sarampo e foi perdendo a visão gradativamente. Posteriormente, na sua adolescência, conheceu o atletismo.
Terceira de sete filhos, única da família com ensino superior, ela agora treina para mais um desafio: os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Confira o vídeo com o depoimento de Izabella Campos:
Ivan Berteli: treinador, mentor e amigo
Do futebol às Paralimpíadas, Ivan Berteli volta ao passado e conta como foi sair do campo para voltar às suas origens: o arremesso de peso. Ivan conta como sua trajetória dentro do esporte possibilitou que ele ajudasse mais pessoas, e dentre elas, uma muito especial: Izabela Campos.
Considerada uma filha por ele, Ivan soube desde o início que treinar a Izabela seria um desafio. Apesar disso, com apenas uma ligação, teve a certeza que queria ser o treinador da atleta, que mais tarde, foi medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Confira o vídeo com o depoimento de Ivan Berteli:
Leia mais: Atletas Paralímpicos no Brasil: vistos, mas não enxergados.
Reportagem produzida por Amanda Maciel, Davi Ângelo, Eduarda Berigo e Guilherme Couto, no semestre 2023/1 sob a supervisão da professora Verônica Soares da Costa.