Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira, nascida na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, no dia 14 de março de 1914, e falecida em 1977. Tendo como pano de fundo a homenagem à obra e vida da autora, convidamos você a ouvir o nosso novo episódio de podcast.
A produção conta um pouco da trajetória e importância dessa mulher que cresceu na zona rural de Minas Gerais e se mudou para São Paulo, buscando melhores condições de vida. Lá, trabalhou como empregada doméstica e catadora de papel para sustentar a família.
Na obra “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, Carolina aborda o cotidiano da favela de Canindé. Ela fala sobre pobreza, racismo, como a falta de dinheiro e de outro tipo de trabalho afetaram a sua vida e, acima de tudo, como a maternidade foi impactada.
Apesar de ter sido escrito há mais de 60 anos, o livro de Carolina Maria de Jesus levanta questões de extrema relevância aos dias atuais. Ele foi sucesso em vendas e se tornou um marco da literatura brasileira ao dar visibilidade a quem antes não tinha, e virou referência na luta contra a desigualdade social no Brasil.
Neste novo episódio do Colabcast, homenageamos uma das principais escritoras negras do Brasil.
Este trabalho faz parte de um projeto multidisciplinar, desenvolvido por alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da PUC Minas – São Gabriel, juntamente com os laboratórios de áudio, vídeo, foto, impresso e digital.
Nos dias 13 e 14 de junho os cursos e laboratórios promovem, na unidade São Gabriel da PUC, um evento que envolve apresentações culturais, debates e exposições em homenagem à Carolina e à sua produção.