Ícone do site Colab

40 anos das Diretas Já

Fotomontagem com a imagem da Praça da Sé ao fundo em dia de protesto pelas Diretas Já, em 1984. À frente, os dizeres do título da série em caixa alta: 40 ANOS DAS DIRETAS JÁ

Em 1984 o Brasil viveu um dos momentos mais emblemáticos de sua história recente com o movimento das Diretas Já, quando a força da comunicação foi vital para mobilizar milhões de brasileiros na luta pela redemocratização.

Inspirados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e de instituições parceiras no Brasil, o Colab publica como resultado das ações neste primeiro semestre de 2024 a série de reportagens 40 anos das Diretas Já. Com quatro conteúdos sobre o movimento político e popular que marcou o ano de 1984 e a luta por democratização e pelo voto livre e direto para a Presidência da República no país, a série dialoga diretamente com os objetivos Educação de qualidade; Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Parcerias e Meios de Implementação.

Considerando que a universidade tem um papel estratégico na formação de profissionais críticos e no diálogo com a sociedade, e que o jornalismo é uma fonte de acesso à informação e apresenta possibilidades de produzir conhecimento, a série conta com uma abordagem histórica do processo de democratização brasileiro, revisitando o período da ditadura e a intensa privação de liberdades e direitos naquele momento para refletir sobre o legado de luta do povo brasileiro.

As reportagens traçam paralelos entre aquela luta e os esforços atuais para combater a desinformação e defender a democracia, discutindo também – em ano eleitoral – a importância de uma comunicação política transparente e eficaz. Para isso, um mergulho histórico nos anos 1980 se faz necessário. Mas a volta ao tempo que vivemos também é relevante.

Ao fazer uma transposição para o momento presente, a série busca, com o auxílio de especialistas e de pessoas que vivenciaram os protestos pelas Diretas Já, compreender a recessão democrática contemporânea e as razões de setores da sociedade defenderem ainda hoje intervenções militares, práticas autoritárias e até tentativas de golpe.

Realizada no âmbito da disciplina Apuração, Redação e Entrevista, do curso de Jornalismo da FCA PUC Minas, com participação e apoio dos monitores e da coordenação do Colab, a série é um convite para compreender melhor o passado e o presente, com vistas a mudar o amanhã. Que os conteúdos inspirem a pensar sobre como as instituições e o processo comunicacional podem ser mais eficazes e contribuir com a paz e a justiça social.

Boa leitura!

O AUTOR DA EMENDA

Quem foi Dante de Oliveira?


	
Sair da versão mobile